Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I, que abrange alunos do 1º ao 5º ano, contempla em sua grade curricular  as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Filosofia, Música, Educação Física e Inglês diário.

Com o objetivo de desenvolver a autonomia, a formação básica do cidadão, a construção do pensar e as relações sociais, estimulamos:

• A capacidade de aprender, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo
  • A compreensão dos ambientes natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • Conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes;
  • O fortalecimento dos vínculos com a família, dos laços de solidariedade e de tolerância recíproca que fazem parte da nossa vida social.

Língua Portuguesa

O principal objetivo da Língua Portuguesa é desenvolver as competências do falar, escutar, ler e escrever. Acreditamos que o professor é o mediador da construção do conhecimento e os alunos sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem.

Inglês

No Colégio My Place, as aulas de Inglês, assessoradas pela escola de idiomas Seven, são realizadas diariamente, com período de uma hora. As aulas são contextualizadas, despertam o interesse e a participação dos alunos. O Inglês possibilita a integração ao mundo globalizado.

Desenvolvemos na área de raciocínio lógico matemático, os eixos:

• Sistema de Numeração e Operações
  • Grandezas e Medidas
  • Espaço e Forma
  • Tratamento da Informação

Ciências Naturais

A ciência está presente no nosso dia a dia. Durante o trabalho desenvolvido na área de Ciências Naturais esperamos que o aluno reconheça a Ciência como uma forma possível de interpretar o mundo que o cerca e estabeleça relação dela com as outras formas de conhecimento.

História e Geografia

Organizamos o trabalho de história, baseado em dois eixos temáticos: História Local e do Cotidiano e a História das Organizações Populacionais.

Para que os alunos sejam capazes de entender as transformações, no ensino da Geografia, é necessário integrar a geografia física e a geografia humana a outras áreas e, durante as aulas, oportunizar a observação, a descrição, a comparação e a explicação. Esta compreensão irá facilitar o conhecimento dos aspectos sociais, culturais e naturais dos espaços geográficos.

Educação Física

A Educação Física está integrada com as outras disciplinas e propicia uma aprendizagem que mobiliza os aspectos afetivos, sociais e éticos. O Colégio My Place oferece aulas de Educação Física duas vezes por semana, desenvolvidas por profissionais especializados. Durante as aulas, os alunos participam das atividades, aprendem as regras, adotam hábitos saudáveis relacionados às práticas de esporte e saúde.

Música

As aulas de Música contribuem para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo dos alunos. O trabalho é organizado para o aprendizado dos conceitos musicais como: ritmo, melodia, harmonia, timbre, forma e qualidades expressivas e para que os alunos desenvolvam habilidades vocais, motoras, instrumentais, auditivas e criativas.

Artes

Nas aulas de Artes, ministradas por professora especializada, os alunos desenvolvem a percepção, a imaginação e a criatividade, aspectos importantes para o estudo das outras áreas do conhecimento. No Colégio My Place os alunos conhecem e apreciam obras de vários artistas e suas técnicas e são estimulados, principalmente, a criar e fazer obras de artes.

Filosofia

Conscientizamos nossos alunos da importância dos valores como respeito, justiça, diálogo e solidariedade entre as pessoas, nas diversas etnias, culturas e religiões. O Colégio My Place estimula os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos nas relações internas da escola, para que estes cidadãos possam contribuir para uma sociedade democrática e solidária.